domingo, 22 de janeiro de 2012

...quais são os 10 clipes com as melhores coreografias.

Quem não gosta de dançar é um gordo granudo, e sempre anima numa festinha quando toca aquela música que tem uma coreografia engraça, legal, bonita, instigante etc., no clipe. Digo logo, não vou colocar clipe nenhuma que Britney Spears faça xangô, Rihanna se esfregue no chão, Ciara abra as pernas etc, então não vai ter nada de clipe manjadinho sem criatividade alguma, então nada de Jai-Ho, de Telephone, de Hold It Against Me, de Single Ladies. oh wait

10- BEYONCÉ - SINGLE LADIES




O videoclipe mais influente da década passada foi um tiro sem pretensão de simplicidade e bom gosto. Beyoncé sempre foi de fazer clipes ultra produzidos,com explosões, taças de champanhe e mais coisas ricas. Lançou um CD duplo, resolveu lançar os singles aos pares, fez um clipe miado pra uma música miada, porém bem caro, e o resto do orçamento deve ter dado só pra contratar esse travesti aí que faz par com ela, a equipe técnica mais competente do mundo em termos de iluminação e cenografia e comprou uma luva de lata, tudo pra fazer algo que faz tão bem quanto cantar: rebolar. A coreografia nem tem o que comentar, acho que vai ser a mais imitada do século, porque não é impossível e sempre rende boas risadas tentar imitar Giselle.

9- PIZZICATO FIVE - TWIGGY TWIGGY




E se é divertido ficar imitando Beyoncé, mais ainda é assistir esse clipe. O semblante galante desses nipônicos já são engraçados por si só, mas aí eles inventam de fazer uma dança muito singular e colocar mensagens na tela, como se a banda fosse a nova mania, demonstrando o suposto sucesso alcançado, saudando a América etc. Claro, é intencional ser algo divertido, mas também é pra liberar nosso lado ridículo que dançamos.

8- FEIST - 1234




Esse videoclipe belíssimo é daquelas obras estéticas que usa pessoas pra se conseguir um efeito sublime no vídeo, com ares de flashmob, numa sincronia perfeita e uma tempestade de cores, mas sem reprimir nenhum elemento, cada colorido com sua autenticidade, foi a sacada do diretor colocar eles com roupas diferentes, apesar das cores. Sempre é bom ver uma artista como a Feist dançar, pra dar uma quebra num mundo de Nicoles Scherzinger e Justins Timberlake.

7- THE CHEMICAL BROTHERS - ELEKTROBANK




Chemical Brothers + Spike Jonze + Sofia Coppola = Elektrobank! The Chemical Brothers só fazem clipes fantásticos, mas eu tenho um adoração por Elektrobank por causa de sua coreografia. Claro, não somo ingênuos ao achar que Sofia Coppola realmente é uma estrela da ginástica, mas o resultado é formidável, saltos incríveis com a intervenção de uma fita de ginástica rítmica fazem do vídeo uma explosão estética. Mas essa coreografia não dá pra tentar imitar, a não ser que você se chame Jade, Diego, Dayane etc.

6- ALANIS MORISSETE - SO PURE




Por algum tempo, Alanis foi minha artista favorita, quando eu era mais jovem e tal. Hoje em dia, não sou tão fag hag dela, mas ainda tenho um carinho muito especial pelas suas músicas, e essa pode não ser o maior sucesso dela, mas foi presenteada com o melhor videoclipe dela, e foi uma surpresa quando vi ela dançando desse jeito, afinal, não é algo que ela faça de modo frequente, mas talvez pra compensar isso que ela tenha dançado tantos estilo como nesse vídeo, simplesmente sensacional.

5- BJÖRK - IT'S OH SO QUIET




E se foi uma surpresa ver Alanis dançando, imagina Björk? Claro, eu já conheci ela com esse clipe, mas imagino os fãs da época vendo mais essa obra de Jonze e ficar de queixo caído com os passos de jazz dela, que mobilizam toda uma cidade, inclusive pilares de concreto e caixas de correio, para dançar! E eu tenho quase certeza que aquele mortal que ela dá foi ela de fato! Segura, que a partir daqui, é só acrobacia e fica difícil de imitar.

4- SHAKIRA - DID IT AGAIN




Quem coloca Shakira no mesmo pacote de outras "artistas", não sabe reconhecer o valor de uma certa colombiana que nunca parou de cantar em sua língua pátria, que escreve suas músicas e que fala cinco idiomas. Seu estilo de dança sempre foi único, ela pegou muito de dança do ventre, dada sua origem árabe, e soube sensualizar ao máximo nunca sendo vulgar. Esse clipe eu considero o melhor de sua carreira, associado à melhor música dela. A coreografia é praticamente toda evoluída em cima de uma cama, e apesar da grandiosidade da coreografia, o espaço limitado se torna perfeito, o parceiro dela parece fazer uma demonstração de Le Parkour e ela não fica atrás, demonstrando muita flexibilidade e força. Lo hecho está muy bien hecho.

3- JENNIFER LOPEZ - I'M GLAD




Aí você me critica e diz "ué, mas ele disse que não ia colocar qualquer uma fazendo xangô, abrindo as pernas ou se esfregando no chão" e eu respondo que Jennifer Lopez até desliza feio, mas uma coisa ela faz melhor que qualquer outra (é, melhor do que cantar e atuar, risos) e é dançar. Esse clipe é quase um remake compacto de Flashdance, e o filme por si já é fantástico, com J-Lo, ela conseguiu fazer gente de outra geração ficar curiosa (a falta que a Sessão da Tarde faz em outros países...). Só tenho a reclamar da coreografia final, que Jennifer Beals deixa J-Lo no chão, mas temos de entender que são músicas diferentes, e ela já fez um trabalho incrível dando nova roupagem às muitas coreografias de Flashdace. Caso alguém queira conferir se você clicar aqui, vai ver um paralelo com cenas do filme e o clipe e ver como ele foi competente.

2- DAFT PUNK - AROUND THE WORLD




A obra prima de Daft Punk, dirigido pelo mestre dos videoclipes Michel Gondry, esse clipe não tem acrobacia, elas morrem com I'm Glad, mas a estética impecável desse clipe, com uma das músicas mais contagiantes de todos os tempos ganhou um dos aspectos mais interessantes que vi em clipes com coreografias. Se você reparar bem, cada grupo de personagem faz um passo correspondente a um "instrumento" da música, os robôs são o vocal, esses homens-tronco são o baixo e por aí vai. Ideia simples, bem executada e com dedo de Michel Gondry, não merecia destaque menor.

1- FATBOY SLIM - PRAISE YOU




E claro que a primeira posição ia pra mais um trabalho de Jonze! Se ele colocou a esposa pra trabalhar em Elektrobank, ele mesmo dançou dessa vez, disfarçado, claro, pra manter o aspecto caseiro do clipe. A intenção do vídeo é ser o mais caseiro possível, um flashmob de verdade, e nesse aspecto ele foi totalmente feliz, os bailarinos são leigos em dança, os passos não tem nada de complexo e talvez nem eles mesmos se permitam ser bem executados, mas a sinceridade, a rusticidade e aquela sensação de "poxa, deve ser massa fazer isso na porta do cinema" tornam a obra extremamente instigante, faz jus à toda premiação que recebeu, e merecia até mais! Vou dar uma de velho pessimista e dizer que nunca mais farão um clipe tão bom assim.



Essa lista foi um oferecimento Ana Maria Braga, mostrando como se faz na Dança dos Famosos desde muito tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário