PS: Na lista de jogos vou colocar apenas os lançados pela NoA e publicados pela Nintendo. Com uma exceção, apenas. Em negrito vou colocar o que os seres humanos convencionam como o melhor jogo!
10 - F-ZERO
Todos sabemos que gráficos nunca fora o foco da Nintendo, que sempre se preocupou mais com uma enredo envolvente, diversão e jogabilidade. Porém, no início dos anos 90, para divulgar seu novíssimo console de 16bits, o Super Nintendo, a Big N bolou um jogo para demonstrar todo seu poderio em hardware, eis que nasceu F-Zero! Um jogo fantástico de corrida, com um visual surpreendente com um enredo bem único para um jogo deste estilo. Você pode escolher entre 4 personagens jogáveis, sendo o protagonista Captain Falcon. Com o passar dos anos, mais personagens foram acrescentados e as características dos pilotos foram mais descritas e detalhadas.
F-Zero (SNES)
F-Zero X (N64)
F-Zero Maximum Velocity (GBA)
F-Zero GX (GC)
F-Zero GP Legend (GBA)
9 - KIRBY
A bolinha rosa que encanta o mundo completa 20 anos em 2012! Kirby mantém uma relação de amor e ódio com os gamers, por ter tanto jogos fantásticos e épicos quanto alguns deslizes feios e constrangedores. A máxima de Kirby é conseguir sobreviver num mundo onde os games está inflado de ultra violência e personagens casca grossa, porém, sua simplicidade atravessou essas duas décadas e encantou e divertiu muitos de nós, seja pilotando uma estrela, na terra dos sonhos ou juntando pedaços de cristais.
Kirby's Dream Land (GB)
Kirby's Adventure (NES)
Kirby's Dream Land 2 (GB)
Kirby's Super Star (SNES)
Kirby's Dream Land 3 (SNES)
Kirby 64: The Crystal Shards (N64)
Nightmare in Dream Island (GBA)
Kirby & The Amazing Mirror (GBA)
Canvas Curse (NDS)
Squeak Squad (NDS)
Super Star Ultra (NDS)
Epic Yarn (Wii)
Mass Attack (NDS)
Kirby's Return to Dream Land (Wii)
Spin-Off:
Kirby's Pinball Land (GB)
Kirby's Dream Course (SNES)
Kirby's Avalanche (SNES)
Kirby's Block Ball (GB)
Kirby's Star Stacker (GB)
Tilt 'n' Tumble (GBC)
Air Rider (GC)
8 - SUPER SMASH BROS.
São poucas companhias de entretenimento que tem uma gama tão grande de produtos que torna-se "fetiche" de fã cruzar os universos entre si. Geralmente a gente vê isso em quadrinhos e mangás, mas a Nintendo é a única com cacife para ter sua própria série que uni praticamente todas suas franquias no mundo dos games. Inicialmente, Super Smash Bros. seria um jogo diferente, mas a demo para teste de gameplay tinha Link e Mario como personagens, isso divertiu tanto os produtores que a ideia ambiciosa de unir as personalidade da Nintendo numa contenda dinâmica e interativa concretizou-se e nasceu o jogo de luta mais épico da atualidade!
Super Smash Bros. (N64)
Super Smash Bros. Melee (GC)
Super Smash Bros. Brawl (Wii)
7 - Pikmin
Uma série que nunca chegou a se tornar um ícone da Nintendo, talvez por ter apenas dois jogos lançados para Game Cube, talvez por ter uma jogabilidade totalmente diferente daquilo já visto por nós, mortais. Você, inicialmente, é Capitão Olimar, que trabalha numa transportadora intergalática e fica preso num planeta muito parecido com nossa Terra quando sua espaço-nave sofre danos. Neste planeta, ele conhece essas criaturas vegetais de diferentes cores, chamadas Pikmin, que logo se prontificam a nascerem, morrerem e se reproduzirem com o intuito de ajudar Olimar. Cada Pikmin tem uma habilidade diferente e você pode interagir com eles de diferentes formas, seja atirando, usando-os para atacar predadores, carregar materiais etc. Pikmin é uma série altamente estratégica, faz o tempo voar, e não simplesmente uma expansão virtual de jardinagem.
Pikmin (GC)
Pikmin 2 (GC)
Pikmin 3 (Wii U)
6 - DONKEY KONG
Ah, o primeiro a gente nunca esquece! A primeira franquia da Nintendo, ao contrário do que muitos pensam, não foi Mario, sim Donkey Kong! Mas ao lado deste, Donkey Kong é a franquia mais flexível da Nintendo. Já foi arcade, plataforma, corrida, musical e por aí vai. Mas, claro, a ramificação mais celebrada sempre será Donkey Kong Country, um gameplay incrível, gráficos de tirar o fôlego e uma trilha sonora que fazia você se sentir naquelas fases magníficas.
Arcade:
Donkey Kong
Donkey Kong Jr.
Donkey Kong 3
Mario vs Donkey Kong:
Donkey Kong (GB)
Mario vs. Donkey Kong (GBA)
Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis (NDS)
Minis March Again (DSiWare)
Mini Land Mayhem! (NDS)
Single Play:
Donkey Kong Country (SNES)
Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (SNES)
Donkey Kong Country 3: Dixie's Kong Double Trouble! (SNES)
Donkey Kong Land (GB)
Donkey Kong Land 2 (GB)
Donkey Kong Land III (GB)
Donkey Kong 64 (N64)
Diddy Kong Racing (N64)
Donkey Kong Jungle Beat (GC)
Donkey Kong Country Returns (Wii)
King of Swing (GBA)
Jungle Climber (NDS)
Barrel Blast (NDS)
Game & Watch:
Donkey Kong Circus
Donkey Kong Hockey
Donkey Konga:
Donkey Konga (GC)
Donkey Konga 2 (GC)
5 - POKÉMON
A galinha dos ovos de ouro da Nintendo! Pokémon é a série mais capitalista da Nintendo, mas que se pode fazer? TUDO da série praticamente pode-se extrair lucro! Miniaturas, posteres, guias de estratégia, acessórios, cabos, jogos "diferentes", série animada etc, até um console único para jogar minigames com personagens da franquia foi lançado pela Nintendo. A série veio ao mundo sem grande ambição, lançada para Game Boy com o Game Boy Color já batendo à porta das lojas, sem inovações gráficas nenhuma, mas com uma característica que é fraco de muita gente ao redor do mundo: colecionar. O objetivo do jogo gira em torno de coleções: insígnias, capturar todos monstrinhos, itens como TMs etc. E isso faz a gente passar horas e horas lutando para completar nossos objetivos, e, felizmente, a recompensa da conquista é tanta que Pokémon é a franquia que mais vende da Nintendo. Saudosistas gostam de dizer que a série não é mais a mesma, mas eu, francamente, acho a série mais imutável dentre as outras da Nintendo, o que de longe é algo ruim, afinal de contas, sempre encontraremos aquilo que buscamos quando se tratar de Pokémon.
Pokémon Red/Blue (GB)
Pokémon Yellow (GBC)
Pokémon Gold/Silver (GBC)
Pokémon Crystal (GBC)
Pokémon Ruby/Sapphire (GBA)
Pokémon FireRed/LeafGreen ( GBA)
Pokémon Emerald (GBA)
Pokémon Diamond/Pearl (NDS)
Pokémon Platinum (NDS)
Pokémon HeartGold/SoulSilver (NDS)
Pokémon Black/White (NDS)
Pokémon Black 2/White 2 (NDS)
Spin-Off:
Trading Card Game (GBC)
Stadium (N64)
Pinball (GBC)
Snap (N64)
Stadium 2 (N64)
Pokémon Pinball: Ruby & Sapphire (GBA)
Colosseum (GC)
Pokémon XD: Gale of Darkness (GC)
Battle Revolution (Wii)
Conquest (DS)
Pikachu Series:
Hey You, Pikachu! (N64)
Pokémon Channel (GC)
PokéPark Wii: Pikachu's Adventure (Wii)
PokéPark 2: Wonders Beyond (Wii)
Mystery Dungeon Series:
Red Rescue Team (GBA)
Blue Rescue Team (NDS)
Explores of Time (NDS)
Explores of Darkness (NDS)
Explores of Sky (NDS)
Ranger Series:
Pokémon Ranger (NDS)
Shadows of Almia (NDS)
Guardian Sings (NDS)
4 - METROID
Podemos dizer que Metroid é a série mais amadurecida da Nintendo. Os jogos são muito secos de humor e tem uma atmosfera tensa, mas sem nunca deixar aspectos como jogabilidade e diversão de lado. Por algum tempo, foi uma série bastante desprezada, mas eu creio que isso tenha ocorrido a uma característica que quebra qualquer série e que poucas franquias da Nintendo apresentam: time line. O enredo dos jogos Metroid seguem uma linha temporal, e depois do terceiro jogo (Super Metroid) a Nintendo passou um belo tempo sem lançar nada de novo e a volta não foi bem o que todos esperávamos. Porém, com a série Prime, houve a renovação e inovação, agora o jogo era 3D e em primeira pessoa, a exploração estava de volta, aquele clima de solidão enquanto você executava o extermínio em planetas hostis agora estava mais intenso, pois você tinha a visão de Samus Aran. Metroid deixa claro que a Nintendo é uma desenvolvedora tão flexível que consegue realizar jogos maduros sem necessariamente ter de apelar a enredos sanguinolentos e repetitivos.
Metroid (NES)
Metroid II: Return of Samus (GB)
Super Metroid (SNES)
Metroid Fusion (GBA)
Metroid Zero Mission (GBA)
Metroid: Other M (Wii)
Prime Series:
Metroid Prime (GC)
Metroid Prime 2: Echoes (GC)
Metroid Prime Pinball (NDS)
Metroid Prime Hunters (NDS)
Metroid Prime 3: Corruption (Wii)
3 - MOTHER
Eu sei, provavelmente ninguém conhece essa série e ela está em 3º lugar, como assim? Assim sendo. Essa série tem uma carga revolucionária tão grande, tão grande que a Nintendo of America nunca deu o devido respeito a ela. Apenas o Mother 2 foi lançado no ocidente, com várias censuras e sob o nome de Earthbound. Mother é um RPG, mas diferente de todos RPGs, aqui não existem princesas, dragões, espadas, armaduras, magias etc. Você assume um grupo de garotos "comuns" (sim, comuns porque usar habilidade psíquicas é algo comum em Mother) para tentar salvar a Terra de uma invasão alienígena. No seu duro caminho, você enfrenta hippies descontrolados, caipiras mal-humorados, caminhões desgovernados, cachorros raivosos e por aí vai. A série é cheia de sacadas irônicas e sarcásticas, e você repara que Nintendo também é política. Para conferir, infelizmente, emulador é a única opção, pois Mother 2 (Earthbound) não foi liberado para Virtual Console pela NoA (enquanto está disponível em Wii oriental) e os outros dois jogos apenas em japonês, ai complica jogar um RPG.
Mother (NES)
Mother 2/Earthbound (SNES)
Mother 3 (GBA)
2 - SUPER MARIO BROS.
Eis o rei da Nintendo. Em versatilidade, a franquia Mario é a única que ganha para Donkey Kong. São jogos de todos estilos, alguns até que nem parecem jogos! Arcade, plataforma, RPG, corrida, pintura, educativo, esportes, puzzle e acho que só falta um shooter e primeira pessoa pra acabarem os estilos de games. Mario é sinônimo de video game, dispensa apresentações e é a representação real de para que os video games vieram ao mundo, lave a boca antes de falar qualquer coisa dos jogos de Mario, suba no seu Yoshi e jogue sem medo de ser feliz a franquia mais popular do mundo.
Agora é o seguinte. Super Mario Bros. é uma franquia que tem mais de 100 títulos, então vou suprimir alguns Game&Watch, arcade, alguns de esportes e vou colocar só os títulos mais reverenciados, senão nunca acabo de digitar. E Mario Party tem do Mario Party ao Mario Party 9, se quiserem saber as consoles, google it.
Main Series:
Super Mario Bros. (NES)
Super Mario Bros.: The Lost Levels (NES)
Super Mario Bros. 2 (NES)
Super Mario Bros. 3 (NES)
Super Mario World (SNES)
Super Mario 64 (N64)
Super Mario Sunshine (GC)
New Super Mario Bros. (NDS)
Super Mario Galaxy (Wii)
New Super Mario Bros. Wii (Wii)
Super Mario Galaxy 2 (Wii)
New Super Mario Bros. 2 (3DS)
New Super Mario Bros. U (Wii U)
RPGs:
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES)
Paper Mario (N64)
Paper Mario The Thousand Year Door (GC)
Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA)
Super Paper Mario (Wii)
Mario & Luigi: Partners in Time (NDS)
Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (NDS)
Paper Mario Sticker Star (3DS)
Mario Kart Series:
Super Mario Kart (SNES)
Super Mario Kart 64 (N64)
Super Circuit (GBA)
Double Dash!! (GC)
Mario Kart DS (NDS)
Mario Kart Wii (Wii)
Mario Kart 7 (3DS)
1 - THE LEGEND OF ZELDA
Mas você tinha alguma dúvida de quem seria o 1° colocado nesse top 10? A lenda mais duradoura e bem conduzida do mundo dos games encanta a população mundial há mais de 25 anos sem derramar uma gota de sangue ou apelar para temáticas pesadas. Cada jogo tem o cuidado de trazer algo de novo, seja em gráficos, em jogabilidade e, principalmente, em enredo. Pioneiro numa época de jogos lineares, Zelda rompeu todas barreiras de adaptação, sempre agradou e encantou fãs em cada um de seus 16 capítulos principais. Quem nunca se arrepia ao ouvir o main theme de Zelda não tem coração ou fora pobre suficiente de cultura para nunca ter procurado jogar uma dessas obras fantásticas.
The Legend of Zelda (NES)
Zelda II: Adventure of Link (NES)
A Link to The Past (SNES)
Link's Awakening (GB)
Ocarina of Time (N64)
Majora's Mask (N64)
Oracle of Seasons (GBC)
Oracle of Ages (GBC)
Four Swords (GBA)
Wind Waker (GC)
Four Swords Adventures (GC)
The Minish Cap (GBA)
Twilight Princess (GC/Wii)
Phantom Hourglass (NDS)
Spirit Tracks (NDS)
Skyward Sword (Wii)
Enfim, é isso. Sei que muitas obras ficaram de fora, Kid Icarus, Punch-Out!, Animal Crossing, Fire Emblem, Star Fox etc., mas são só 10 posições para tanta dignidade. Porém, se você achou tudo que coloquei um bando de blablabla e que God of War é o melhor jogo do mundo, saia daqui seu sonnysta de bosta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário